Por Professor Sérgio Pereira Da Silva
Uma das figuras muito impactante vista na bíblia é a comparação do ser humano com um ramo de zambujeiro (oliveira brava), que foi enxertado na boa Oliveira que é Jesus, na carta de Paulo:
“E se alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo zambujeiro, foste enxertado em lugar deles, e feito participante da raiz e da seiva da oliveira” Romanos 11:17
Feitos participantes da raiz e da seiva, que gloriosa mensagem essa, agora ao unir-se a Deus, o ser humano é capaz de produzir frutos bons, e essa é a vontade do Pai, assim como é visto no evangelho de Joao:
“Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vê-lo conceda”. Joao 15.16
Deus quer ser glorificado através de frutos, é necessário ser representantes dEle aqui na terra e gerando frutos, eles devem mostrar a sua grandeza, majestade e a bondade. Uma frase atribuída por alguns a São Francisco Assis diz que “Pregue e se necessário use as palavras”. Na segunda carta aos coríntios, Paulo fala que somos a carta de Cristo. Através de bons frutos o mundo conhece a Deus.
Paulo na carta a Gálatas fala uma lista dos frutos que o Espírito Santo produz no crente: amor, alegria, paz, paciência amabilidade, bondade, felicidade, mansidão e domínio próprio.
Por meio apenas da natureza caída, na qual o homem é naturalmente tendencioso ao pecado, ele se torna improdutivo e quando produz frutos são maus. Compreender essa situação de miséria, olhar para Deus e aceitá-lo, é ser ligado e tornar participantes da sua natureza e ser regenerado. Cabe a cada um sempre permanecer ligado, pois todo galho que é cortado ao ficar desligada da arvore, irá secar e para não servira para nada, além ser lançada no fogo.
“Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.” (João 15:4,5)
Sem Deus nada pode ser feito, mas com Ele é possível ser mais do que vencedor. Ligando sempre nEle, a verdadeira alegria e produzindo bons frutos para sua Gloria, buscando força, alimento, proteção e suportando as podas. A palavra fala que aquele que der frutos vai passar por esse processo para produzir ainda mais.
Referências Bibliográficas
Edição Revista e Corrigida 1995 (RC95), trad. João Ferreira de Almeida, Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), São Paulo, SP, 1995.
Edição Revista e Corrigida (DO), trad. João Ferreira de Almeida, Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), São Paulo, SP, 1969.
contato@adanapoliscursos.com.br
Deixe um comentário